Corporiedade cômica
1485 palavras
6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPBCENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
CURSO DE TEATRO
Disciplina: INTERPRETAÇÃO I
Prof. José Tonezzi
IGOR GABRIEL CUNHA DE CARVALHO
MATRICULA: 11016861
Logo nas primeiras aulas percebi qual a importância do palhaço no trabalho do ator, o seu modo subjetivo de atingir seus objetivos, objetivos esses que muitas vezes são descobertos durante a realização do trabalho. Segundo Mario Fernando Bolognesi, o circo vem despertando uma gama ampla de artistas, em praticamente todas as linguagens. De acordo com um diário de bordo explicações dadas pelo professor em sala e apostilas lidas, farei uma inter-relação do trabalho do ator com a técnica circense do palhaço.
CORPORIEDADE CÔMICA
Sempre ao iniciar as aulas um alongamento era feito, as primeiras aulas tiveram o corpo e forma de prepará-lo para o trabalho do ator. Com o objetivo de perceber as suas possibilidades e tentando relacionar o corpo com o cômico, era trabalhado o corpo completo, utilizamos a voz também nos alongamentos. Percebi uma grande comicidade desde já no trabalho de corpo ao utilizar a voz fazendo sons variados, e um grande exercício para o trabalho da subjetividade, caminho certo para desenvolvimento do palhaço.
O Circo
O circo e o teatro se misturam ao decorrer dos séculos que muitas vezes é quase impossível de se estudar isoladamente, cada um contém elementos que os unem e ao mesmo tempo os distanciam. As atividades circenses segundo Daniela Pimenta antecedem o circo como instituição.
A descoberta dessas atividades no Brasil só foi possível através de escritos jesuítas, onde, descreviam o tumulto criado pelos ciganos que atraiam a atenção das pessoas.
O CAMINHO DO CÔMICO
No decorrer das aulas passamos a nos aprofundar na parte teórica do palhaço. Luis Otavio Burnier em seu livro “A Arte do Ator” explica a utilização dos termos Clown e Palhaços, ambos os termos utilizados para designar a mesma coisa. A