Processo de recapagem de pneus
Limpeza
Antes da inspeção inicial, o pneu é limpo para facilitar as demais etapas do processo, evitando riscos de contaminação.
Inspeção Inicial
Para garantir os altos padrões de recapagem, as carcaças são cuidadosamente inspecionadas; garantindo que só aquelas que estão em bom estado sejam reformadas.
Raspagem
O pneu é raspado em condições normais de rodagem.
O desenho original é totalmente removido. Trabalhando como um torno, a raspadeira Bandag ajusta a carcaça inflada do pneu com máxima precisão. O objetivo dessa raspagem é obter uma rodagem uniforme e simétrica, reduzindo e preparando a carcaça para receber a nova banda de rodagem. Desta forma, quanto mais perfeita ficar a circunferência do pneu, maior a sua quilometragem.
Análise NDI (Ultra-som)
Um equipamento exclusivo dos Concessionários Bandag, o NDI, através de um sistema avançado de ultra-som, realiza um diagnóstico preciso da estrutura da carcaça, localiza também danos estruturais e determina o tamanho do reparo; e imprime o resultado da análise da carcaça.
Consertos/Escareação
A Bandag possui a mais avançada tecnologia em consertos de pneus. Todos os materiais de reparo são desenvolvidos para atender o Processo Bandag. Acidentes na coroa ou lesões com furo de prego podem ser reparados com segurança, conservando os pneus em serviço por mais tempo e reduzindo o custo quilométrico.
Cimentação/Preparação/Aplicação de Banda
O pneu recebe uma aplicação de cola/cimento após a escariação, enquanto a camada adesiva (coxim) é aplicada na face raspada da banda. Em seguida, banda e coxim são aplicados no pneu inflado na sua configuração normal de trabalho. A adesão da banda de borracha pelo coxim torna-se uma das partes mais resistentes do pneu, evitando o a soltura da banda