Corpo, Saúde e Beleza
Muitos fogem deles como o gato foge da água, outros são exímios praticantes e não deixam de fazer exercício físico se quer um dia na semana. Sejam eles simples, e sem precisar recorrer de nenhum recurso como a bola, e a velha caminhada ou corrida, as temidas e sofríveis abdominais ou até mesmo os simples alongamentos, que se forem feitos corretamente podem ser praticados dentro de casa mesmo.
Mas de onde e como surgiram os exercícios físicos, quem os inventou e quais foram os primeiros praticantes. Confira.
Segundo relatos e estudos mais aprofundados, os exercícios físicos surgiram quase que junto com o homem, segundo a ciência, pois desde os primórdios, o homem já tinha que andar para chegar a lugares onde iria encontrar comida ou correr atrás da caça. Isso já pode ser caracterizado como um exercício físico, claro que na época nem havia a hipótese disso ser considerado um exercício, mas com a evolução do homem e o aperfeiçoamento e o estudo, descobriu-se que nossos ancestrais de milhares de anos atrás já praticavam atividades físicas. Uma explicação lógica para isso está na teoria do uso e desuso, proposta por Lamark, ou conhecida como teoria de lamarkismo.
Onde diz que com o tempo a utilização frequente de diferentes órgãos e aparelhos do corpo em épocas ou situações adversas, segundos os estágios cujo o homem passou até chegar ao que é hoje, desenvolveu-se e ao mesmo tempo houve um aperfeiçoamento de funções especificas que resultaram em mudanças morfofuncionais. Ou seja, ocorreram significativas mudanças no corpo do homem, devido a repetitivas atividades que iam influenciando na estrutura do corpo, desde aquela época e ao que temos hoje.
Segundo Lamark, “a função cria o órgão”. Com essa observação do cientista, conclui-se que existindo a espécie humana ou animal, há o movimento e portanto a pratica, parcial ou total, por querer ou sem ou pela sua repetição constante, acabou desenvolvendo os órgãos, aparelhos e sistemas e