Corpo em queda
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS
Introdução
No experimento que se segue, tencionamos estudar o movimento de um corpo sujeito a força da gravidade. Consideraremos os efeitos do atrito do ar desprezíveis, de modo que possamos aplicar as equações do MRUV (Movimento Retilíneo Uniformemente Variado). A mencionar:
Através de procedimentos detalhados posteriormente, iremos obter os dados referentes ao deslocamento linear versus tempo de um corpo em queda de uma altura de pouco menos de 2 metros.
A partir desses dados construiremos gráficos e tabelas, que nos permitirão analisar os resultados e interpretar melhor o fenômeno observado. Vale ressaltar que para o estudo da cinemática é necessário definir um referencial escalar e uma origem dos tempos. Veremos isso logo a seguir.
Experimento
Os materiais utilizados nesse experimento serão um faiscador com haste para suporte de fios metálicos, um corpo em forma oval, trena, paquímetro, régua e cronômetro.
O corpo em forma oval é feito de material isolante, com um anel metálico no centro. Em um dos topos há um pequeno encaixe magnético. Através desse encaixe o “ovo” é fixado no alto da haste metálica, que possui um eletroímã.
A haste metálica é ligada ao faiscador, que aplica uma tensão de 50 mil volts entre os fios A (azul claro no esquema) e B (azul escuro). O objeto oval então deverá cair entre esses dois fios, e seu anel metálico permitirá que haja descargas elétricas entre eles, conforme indicado na Figura 3.
Dados
Tabela 1. Valores obtidos
Determinar
1. Gráficos s versus t e v versus t.
2. Aceleração da gravidade g.