Queda de um corpo
Estudo do movimento A ciência Física que estuda o movimento é a Mecânica. Ela se preocupa tanto com o movimento em si quanto com o agente que o faz iniciar ou cessar. Se abstraírem-se as causas do movimento e preocupar-se apenas com a descrição do movimento, ter-se-á estudos de uma parte da Mecânica chamada Cinemática (do grego kinema, movimento).
Queda Livre É um movimento retilíneo com uma aceleração constante, igual à aceleração da gravidade, g, dirigida de cima para baixo. Seja h a altura da qual a partícula cai. O sentido do movimento é descendente. Escolhamos o eixo Oy com a direção do movimento. A escolha da origem do eixo e do seu sentido positivo é arbitrária. A queda livre é o movimento de um corpo que, partindo do repouso e desprezando a resistência do ar, está sujeito, apenas à interacção gravítica.
Lançamento Horizontal A partir de um ponto situado a uma altura h, acima do solo, o corpo é lançado horizontalmente e percorre uma trajetória parabólica, que pode ser construída utilizando-se a composição de dois movimentos independentes:
a) Movimento horizontal – Neste movimento, o corpo percorre espaços iguais em tempos iguais: movimento uniforme (velocidade constante).
b) Movimento vertical – Nesta direção, o corpo está em queda livre a partir do repouso
Força gravítica e Aceleração da gravidade
Quando um corpo é solto de uma altura h fica sujeito à ação da força da gravidade, Fg, e da resistência do ar, Fr. À superfície da Terra a força da gravidade pode ser calculada por: (1)
Frequentemente Fr é desprezável em comparação com o peso do corpo. Assim a única força a que o corpo fica sujeito é a força de gravidade e o movimento é uniformemente acelerado.
Admitindo um sistema de eixos Oxy com y positivo no sentido ascendente, o movimento pode ser descrito pela equação: (2)
Em que y é a posição do