A queda de corpos
Os corpos são atraídos pela terra devido ao campo gravitacional em torno dela.
Acreditava Aristóteles que o tempo da queda de corpos leves e pesados seriam diferentes, o corpo pesado chegariam no chão primeiro que o leve.
Isaac Newton não muito satisfeito, vendo experimentos sem a influencia do ar, afirma que a teoria de Galileu não é absoluta e sim relativa, mostrando a influencia do ar , ele pegou uma pena e uma pedra e os soltou de uma altura, notando- se que a pedra chegou primeiro que a pena. Tirando o ar os dois chegaram ao mesmo tempo no chão.
Os corpos que são abandonados na superfície da terra, sem a presença de ar , adquirem um movimento uniformemente variado chamado de queda livre, sendo o valor aproximadamente 9,8 m/s²
Galileu Galilei afirma que, abandonados de um mesma altura, um corpo leve e um corpo pesado caem simultaneamente, atingindo o chão no mesmo instante. o movimento de queda livre, a trajetória é retilínea e a aceleração constante. Trata-se portanto de um movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), e as funções que descrevem o movimento de queda livre são as mesmas que descrevem o MRUV, com a diferença que a queda livre ocorre sempre no eixo vertical vamos associar a variável correspondente a posição a variável y (que está associada ao eixo vertical das ordenadas).