Queda Livre dos Corpos
Aristóteles acreditava que se soltarmos dois corpos de massas diferentes, de uma mesma altura, o corpo mais pesado tocaria o solo primeiro, ou seja, o tempo da queda desses corpos seriam diferentes. Essa crença predominou por muitos anos, sem que ninguém procurasse verificar se era mesmo verdade o que o filósofo dizia.
-Como Galileu Galilei explicava a queda dos corpos
Ao contrário de Aristóteles Galileu acreditava que se soltarmos dois corpos de pesos diferentes eles atingiriam ao solo quase ao mesmo tempo, para demonstrar experimentalmente sua afirmativa, Galileu subiu ao alto da torre de Pisa e soltou várias esferas de pesos diferentes, que tocaram ao solo quase ao mesmo tempo. Mesmo com os resultados muitos mais próximos que os resultados da teoria d Aristóteles, ainda muitos pensadores contemporâneos não se convenceram de suas ideias
-Quem foi Galileu Galilei? ( contribuição na medicina e na astronomia)
Galileu Galilei nasceu em 1964 em Pisa, filho de uma família pobre da nobreza de Florença. Aos 17 anos Galileu foi encaminhado por seu pari para medicina, por ser uma profissão um tanto lucrativa. Mas a medicina não atraia a Galileu e seu espirito erriquieto fez que ele se interessasse por outros problemas.
Conta-se que certa vez Galileu estava destraido olhando a oscilação do lustre da Catedral de Pisa, ele interessou-se em medir o tempo de oscilação, conforme as batidas de seu pulso (naquela época ainda não existia cronômetro). Verificou, com surpresa, que mesmo que as oscilações se tornassem cada vez menor, o tempo permanecia o mesmo.
Em casa ele repetiu a experiência usando um pêndulo (um pedra a extremidade de um fio), Galileu confirmou o resultado e percebeu que a oscilação dependia apenas do tamanho do fio. Essas descobertas levaram Galileu a propor um pêndulo de comprimento-padrão para medir a pulsação dos pacientes. Esse aparelho tornou-se muito usado pelos médicos dessa época.
Essa foi a última