CINEMÁTICA I: Corpos em queda Livre
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA.
DISCIPLINA: FÍSICA EXPERIMENTAL I.
CINEMÁTICA I: Corpos em queda Livre
IPORÁ- GO
2012
CINEMÁTICA I: Corpos em queda Livre
Relatório de CINEMÁTICA I: Corpos em queda livre apresentado na disciplina Física Experimental I, orientado pelo professor Geraldo Pereira da Silva Junior, como um dos pré-requisitos da avaliação de Aprendizagem N2, no Curso de Licenciatura em Química no Instituto Federal Goiano – Câmpus Iporá.
IPORÁ- GO
2012
OBJETIVOS
Determinar a aceleração da gravidade local e deduzir a lei de queda livre fazendo uso do papel dilog na construção de gráficos.
INTRODUÇÃO
A queda livre é um caso particular do Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
(MRUV).
Desde muitos anos atrás o movimento de queda livre de corpos tem sido estudado com grande precisão. Quando os efeitos do ar podem ser desprezados, todos os corpos em um dado local caem com a mesma aceleração, independente das suas formas e dos seus respectivos pesos.
Quando a distância da queda livre é pequena em comparação ao raio da Terra, a aceleração é constante, ou seja, a velocidade varia linearmente com o tempo. A aceleração constante de um corpo em queda livre denomina-se “aceleração da gravidade”, e seu módulo é designado por “g”.
MATERIAIS UTILIZADOS
TRENA;
DEMONSTRADOR DE QUEDA LIVRE;
CRONÔMETRO DIGITAL;
PINCEL;
PAPEL MILIMETRADO;
PAPEL DILOG;
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Determinação Direta Do Valor g Usando Cronômetro Digital e Trena.
a) Mostre que a aceleração da gravidade local pode ser determinada pela reação: g= b) Fixe a altura em 2,11 metros e, com o cronômetro digital, meça o tempo de queda. Repita esse procedimento 10 vezes,