Movimento de um corpo em queda Livre
Movimento de um corpo em queda livre
Jhonatan Dias Guedes RA: B76CHH-0
Carlos César de Sousa Alves Junior RA: B77869-5
Francis Monteiro Gusmão RA: B76CCH-4
Fábio da Silva Alves RA: B78JDG-9
Mirian Garcia RA:
José Carlos RA:
Adriano Gonçalves da Silva RA:
Matheus Alberto Rodrigues Leite RA: B827FG-5
Mecânica da Partícula,
31 de Outubro de 2013
O objetivo deste trabalho é compreender o movimento em queda livre, por meio do experimento utilizando o equipamento de sensores fotoelétricos que calculam o tempo de queda da esfera de aço em distâncias diversas e com isso analisar o movimento de um corpo em queda livre e estimar o valor da aceleração da gravidade, num dado local, através da queda de uma esfera, com base nos dados faremos a análise das variáveis utilizando as equações horárias e interpretação dos gráficos das mesmas.
Introdução
Neste experimento da cinemática, será feita a análise dos movimentos de uma partícula sendo este a do movimento em queda livre. Por meio de uma aste de ferro contendo sensores fotoelétricos, cronômetro, eletroímã e duas esferas de aço, são calculados os tempos de queda livre das esferas de forma automatizada em alturas variáveis.
A partir do momento em que as esferas são lançadas do ponto inicial superior em encontro à cesta localizada na parte inferior da aste de ferro, a mesma passa pelos dois sensores realizando a medida dos intervalos de tempo entre um ponto e outro.
O lançamento remoto das esferas em queda livre utilizando o equipamento citado nos permite obter resultados mais aproximados do valor de G.
Se as esferas forem soltas de uma altura h, sem velocidade inicial (V0 = 0), a relação calculada será h = ½ GT2 onde g é o valor da aceleração