Legislação em T.I
Moral: descreve todos os atos e condutas dos seres humanos e são esses atos que dão uma identidade em frente à sociedade. A maioria dos seres humanos procura ou possuem os mesmos princípios morais a fim de garantir sua sobrevivência ou participação em grupo e cada grupo estabelece suas próprias regras de conduta. Os profissionais de TI precisam seguir as normas dentro de uma empresa para poderem trabalhar na mesma.
Ética: é um estudo amplo que tem como objetivo demonstrar o que é bom, justo e correto. Buscar caminhos que torna viável o cumprimento das regras impostas pela moral. A diferença entre elas é que na ética não se impõem regras, está se referindo ao caráter da pessoa.
Qual a responsabilidade de um profissional de TI
A principal função de um Profissional na área de TI é de manter sigilo em relação às informações confidencias de uma empresa e de seus clientes. Os profissionais de TI são os principais profissionais que as empresas têm problemas com a falta de ética, por estarem trabalhando o tempo todo com essas informações, eles tem acessos ilimitados. É um problema que esta acontecendo quase todos os dias, podemos verificar com frequência nos jornais, cracker invadindo empresas e roubando informações sigilosas e as vendendo para empresas concorrentes, entre outras características que configuram a falta de ética e até mesmo atos criminosos.
É de obrigação das empresas criarem seus códigos de éticas, verificar e punir se algum profissional estiver descumprindo as normas previamente estabelecidas.
Característica para um bom profissional
Para ser um bom profissional de TI não basta ter conhecimento técnico na área de informática ou saber hardware ou software. Além disso, para que possa ter sucesso em sua vida profissional é necessário agregar algumas características como: cordialidade,honestidade, respeito e dignidade. Isso é base para qualquer área profissional, sem essas características é quase impossível ter uma carreira