Queda livre dos corpos(tubo de galileu)
RESUMO O trabalho a seguir, demonstra não só pela teoria, mas também pela prática como podemos calcular o tempo de reação humana (QUEDA LIVRE). Calculamos assim, com a ajuda da tabela o desvio padrão do experimento dado e em seguida, através da equação do movimento uniformemente variado, achamos o tempo de reação humana.
Também obtivemos a equação do tempo de reação, pela equação do MRUV. Na tabela, foi utilizada estatística com as medidas repetidas e resultados obtidos.
INTRODUÇÃO
Calcular o “tempo de reação humana” está presente em todas as atividades humanas onde a coordenação psicomotriz permite a execução de uma ação.Por isso é tão importante estudá-lo,para conhecer melhor suas consequências seja nos esportes, ou mesmo no cotidiano.No trabalho vamos expor medidas estatísticas do tempo de reação humana afim de conhecer melhor como expressá-las corretamente.Com esses dados podemos determinar o desvio padrão e em seguida calcular o tempo de reação humana do exercício proposto.Assim aprenderemos como calcular esse tempo de reação que é a principal finalidade do trabalho.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Para medir o tempo que uma pessoa leva para perceber que um objeto está caindo e reagir a isso fechando a mão para interromper a queda do objeto.O tempo de reação será determinado a partir do quanto o objeto andou,do momento em que foi largado até o momento em que a pessoa fechou os dedos e o segurou.Partindo da equação do movimento uniformente variado,obtivemos a equação do tempo de reação:
Montamos assim a tabela repetindo os testes várias vezes e pela fórmula encontramos o desvio padrão. Calculamos então o tempo de reação com o respectivo desvio padrão.
DESENVOLVIMENTO EXPERIMENTAL
1)Materiais utilizados: régua milimetrada.
Marca/modelo: Régua 30 cm Acrílica Transparente - ACRINIL
Unidade de medida: cm
Precisão de medida: 0,5 mm
2)
CONCLUSÃO
A QUEDA LIVRE DE UM OBJETO É UM “MOVIMENTO UNIFORMEMENTE