Coronelismo
O Coronel é o latifundiário, e o latifúndio não muda, a terra continua um bem político e não um bem social ( bem político porque você negocia enquanto moeda de estabelecimento de poder ). Bem social quando gera arroz, feijão, batata, para a população se alimentar.
JAGUNÇO— homens contratados pelo coronel, remunerados pelo coronel para manter a ordem dos seus interesses, do seu latifúndio, poder econômico, poder político etc...
CANGAÇO—grande força de oposição .
LAMPEÂO—porque atirava tão rápido com espingarda recarregada à mão que parecia um lampeão no meio da mata.
MESSIANISMO— são crenças. Ex: que alguém vem nos salvar. Esperando que caia do céu.
“ A REVOLUÇÃO DE 30 quebrou a espinha dorsal da REPÚBLICA VELHA,instituiu o discurso da unidade nacional e deu início à PRIMEIRA ARRANCADA INDUSTRIAL BRASILEIRA.(coronel)
“ATÉ 1930 o país era uma REPùblica de fazendeiros que dava continuidade ao IMPÉRIO, que por sua vez , era continuação da política colonial portuguesa”. No século xx o brasil virou uma NAÇÃO MODERNA( passava a ter PRESIDENTE DA REPÚBLICA), não mudou nada o Presidente da república continua com o poder latifundiário nas mãos dos fazendeiros que ditam e de sditam a regra.
A ERA VARGAS (1930-1945) (1951-1954) Trabalhismo- Estatismo- nacionalismo.
CLIP:--cálice- fragmentos; Gilberto gil /Chico Buarque- 1973
Pai , afasta de mim esse cálice de vinho tinto de sangue/ mesmo calada a boca , resta o peito silêncio na cidade não se escuta de que me vale ser filho da Santa/ melhor seria ser filho da outra, outra realidade menos morta/ tanta mentira, força bruta. Talvez o mundo não seja pequeno, nem seja a vida um fato consumado.
CARACTERÍSTICAS DO MILITARISMO: Liberalismo Econômico: abertura; Arrocho Salarial ; Controle Sindical ;