Odebrecht
Tecnologia Empresarial Odebrecht – T.E.O.
Norberto Odebrecht
“Não existem ventos favoráveis, para quem não sabe para onde vai.” [Sêneca(54 a.C-39 d.C)] porém, considerando que o Espírito Empresarial, em vez de “negar” deve afirmar, essa máxima foi reti-ratificada, sob a ótica da T.E.O., para:
SÓ EXISTEM VENTOS FAVORÁVEIS, PARA QUEM SABE PARA ONDE VAI.
Salvador, 15 de setembro de 2004
2
INTRODUÇÃO
“A pedra atrai a Terra assim como a Terra atrai a pedra.” Esta máxima, formulada no campo da Física, transportada para o campo Social, permitiu ao Ser Humano a consciência de que ele não está ligado por relações de dependência ou subordinação a tal ou qual autoridade, e sim, por relações de interdependência. Um Ser Humano precisa de outro Ser Humano. Todos são Parceiros. “Os Seres Humanos são interdependentes.” “Numa Empresa, numa Organização, há lugar, espaço, para o relacionamento entre um Líder, livremente aceito, e seu Liderado.” Relacionamento esse que não deve regular-se pela imposição unilateral de “ordens”. Tem que ser disciplinado, regulado, pelo diálogo, pela negociação, pelo alinhamento na Comunicação e, acima de tudo, pela Confiança recíproca. “Num Mundo esférico, regido pela lei da Gravidade, não tem sentido as expressões: embaixo e em cima.”
A Hierarquia, se existir e for útil, deve funcionar como uma convenção para melhor organizar as partes de um Todo Organizado Vivo.
***
3
O compromisso com o hoje e o amanhã, contudo, não deve obscurecer o fato de que este sistema deita profundas raízes no passado. Em idéias que revolucionaram a concepção que o Ser Humano possuía acerca de seu relacionamento com a Natureza e com seus Semelhantes e que hoje fazem parte do Patrimônio da Humanidade. No bojo da Reforma Protestante, essas idéias começaram a ser incorporadas aos sistemas educacionais de vários países europeus, por Pedagogos eminentes que tinham em mira mais do que “instruir”. Buscavam formar (Bildung) um novo tipo de Ser Humano, cujo valor