CORES
A cor está presente na nossa vida e no nosso cotidiano desde o nascimento, através da cor, definimos o mundo que nos rodeia aquilo que nos agrada ou que desagrada. Influenciam nossa conduta, revelam o nosso estado de espírito, de saúde e até mesmo as nossas emoções. Consegue por acaso, imaginar um mundo preto e branco?
As pessoas tendem a serem atraídas por certas cores em virtude de fatores determinantes como personalidade, condições circunstanciais de vida, desejos, processos mentais mais íntimos, profundos e até inconscientes. E são captadas pela visão e transmitidas para o cérebro, consequentemente refletindo impulsos e reações para o corpo.
Durante muitos anos, estudos foram feitos sobre as reações que as cores provocam nos seres humanos. Vamos dar uma olhada nas diferentes sensações e significados que as cores produzem:
VERMELHO
Características: É a cor que possui a maior quantidade de efeitos psicológicos, devido a sua rara ocorrência na natureza. Estimula os sentidos, atenuando a melancolia e a inércia. Afeta a pressão sanguínea e incita a sensação de fome. Quando bem utilizada passa a ideia de sofisticação e riqueza. Tonalidade intensa que rapidamente cansa os olhos, por isso sua aplicação deve ser muito bem calculada.
AMARELO
Características: Desenvolta e esportiva, porém imprecisa, podendo causar desvio de atenção. Embora não seja uma cor motivadora por essência, está sempre ligada à alegria, ao sol e todo o tipo de referência ao brilho e à luminosidade. Geralmente usada em contraste com o preto ou alguma cor mais sóbria com fins de destaque. É a cor mais intensa de todas, por isso, associada à riqueza e nobreza.
LARANJA
Características: É a cor que mais está presente na natureza. Representa imaginação, aventura e jovialidade, por isso, quando usado em excesso pode provocar a impressão de ausência de seriedade. Construtiva, porém expansiva. Por ser uma mistura do amarelo e do vermelho, representa moderação, sendo mais