Res Duos S Lidos C Pia
Resíduos Sólidos
Coleta seletiva e o problema do lixão nas cidades
Carlos Brandão de Almeida
Curso: Engenharia Civil - 1º Semestre
Disciplina: Introdução à Engenharia
Recife - PE
2013
Índice
Resíduos sólidos, meio ambiente e saúde pública, 03
Limpeza pública, 03
Definição de resíduos sólidos, 04
Sistemas de resíduos sólidos, 04
A geração de resíduos, 05
Classificação dos resíduos, 05
Resíduos sólidos domiciliares, 05 Composição e característica, 06 Coleta e transporte, 06 Tratamento e destinação final, 07 Disposição final, 08
Resíduos industriais, 09
Resíduos sólidos e serviços de saúde, 09
Resíduos comerciais, 10
Minimização de resíduos – os 4 R’s, 10
Considerações finais, 11
Resíduos sólidos, meio ambiente e saúde pública
Devido ao aumento da população, à concentração dessa população nas cidades, à forma de ocupação, ao modo de vida baseado na produção e consumo rápidos, os problemas causados pelos resíduos sólidos (lixo) se tornam cada vez mais visíveis.
O manejo errado desses resíduos sólidos aumenta o número de roedores e insetos. Consequentemente, a proliferação de certas doenças também é maior. Além disso, a decomposição de resíduos e a formação de lixiviados podem levar à contaminação do solo e de águas subterrâneas.
Com a rápida urbanização, ocorrida no Brasil entre 1940 e 1970, o problema dos resíduos sólidos se agravou, pois a infra-estrutura urbana e a prestação de serviços públicos não conseguiram acompanhar o ritmo de crescimento da população. Historicamente, o gerenciamento dos resíduos sólidos nas cidades se baseou na coleta e afastamento dos resíduos, criando na população a sensação “mágica” de que o lixo simplesmente desaparece de sua vista. Por isso a sociedade levou muito tempo para perceber os problemas relacionados com os resíduos sólidos. Atualmente a questão dos resíduos tem ganhado mais importância na mídia e nas discussões políticas.