Coreia do Norte
Regime de partido único (frente democrática de reunificação da pátria) - ESTRUTURA POLÍTICA;
Partido político único (partido trabalhista da coreia-ptc) - ECONOMIA;
Economia planificada (estilo soviético) - PRINCIPAIS ATIVIDADES;
A industria pesada e a agricultura (com o fim da URSS, e más colheitas, economia para de crescer)
- FORMA DE GOVERNO; A Republica Popular Democrática, Coreia do Norte como é popularmente conhecida, tem um dos regimes mais fechados do mundo.
É uma DITADURA SOCIALISTA rigidamente centralizada, com o poder concentrado nas mãos de uma só pessoa, que fora seu ditador Kim II -Sung desde o final da década de 1940 até a sua morte, em 1994, e que é agora seu filho, Kim Jong II. Já foi chamada também de: "a primeira monarquia comunista".
- ESTRUTURA POLÍTICA; Sua estrutura política, que centraliza o poder decisório de todos os setores da sociedade num só organismo, o Partido, pode-se bem afirmar que a Coreia do Norte é o ultimo país estalinista do planeta, pois adota um sistema de governo muito similar áquele adotado pela União Soviética durante a ditadura de Josef Stalin. Como tal, promove repressões políticas aos opositores, prendendo-os, torturando-os, executando-os ou enviando-os aos campos de trabalho forçado, os chamados, gulags.
- ECONOMIA; A Coreia do Norte tem uma economia planificada de estilo soviético. As relações com o exterior são mínimas e o país recebe ajuda alimentar da ONU. Relatos de melhoras econômicas estão associadas as novas alianças estratégicas e a incrementação das transações com a China. Atualmente, 80% da energia e 20% dos alimentos são procedentes da China.
PRINCIPAIS ATIVIDADES: Suas principais atividades são: a industria pesada e a agricultura. Realizou a reforma agrária, coletivizou o campo e seguiu o sistema socialista, com planejamento centralizado. Contudo, após o fim da URSS, e depois de consecutivas más