pós graduação
A educação contemporânea vem sofrendo variadas transformações devido à existência do constante desenvolvimento tecnológico alcançado pela sociedade atual; a mesma, além de tornar seus indivíduos aptos a vivência em sociedade, os ajuda na capacitação de um exercício acarretado de criticidade diante de sua vida, fazendo com que estes se tornem responsáveis por suas próprias histórias de vida individuais e das histórias compartilhadas com os demais indivíduos.
Com a presença do acelerado desenvolvimento da sociedade atual, a educação tem sofrido com certos problemas, dentre eles envolvem uma parte da sua mão de obra, os professores. Estes, por sua vez, têm se deparado com fatores de forma diversificada e que muitas vezes estão gerando problemas para si mesmo e para o processo de ensino aprendizagem dos alunos.
Professores são formados para uma realidade diferente da que eles terão que enfrentar. Torna-se necessário a questão da prática, no contexto da escola os iram exercer sua profissão, o que de início, já se situa como um importante princípio formativo.
Os educadores possuem um papel de grande importância mediante as mudanças existentes na sociedade atual. As exigências em torno da profissão na educação contemporânea se tornaram ainda maiores, devido à complexidade esta alcançou. É exigido um redirecionamento nos olhares para os processos de formação, construção de identidade, políticas que buscam aperfeiçoar e fortalecer quanto profissão dotada de características específicas.
A educação contemporânea exige dos professores que os mesmos trabalhem com suas metodologias voltadas para as práticas cotidianas pelas quais são realizadas e reproduzidas o processo de trabalho de seus atores escolares. Desta forma, o interesse destes atores se torna maior e o processo de ensino aprendizagem pode assumir amplo desenvolvimento, além de se tornar de qualidade e eficiência.
Para tal necessidade, a formação