Cordel
Matéria: Português
Assunto: influencia do trovadorismo na literatura de cordel
Escola: E.E. Professor Alberto Conte
Trabalho de Português
Serie: 1ªF
Nome: Aquiles Nº 4
Nome: Arthur Nº 5
Nome: Euler Nº
Nome: Kamila Nº 21
Nome: Mileni Nº
Nome: Rafael Nº 35
Nome: Sthefani Nº 37
Nome: Thiago Nº 39
Índice
Pagina: 1 Capa
Pagina: 2 índice e Introdução
Pagina: 3 O que e o cordel e Historia
Pagina: 4 Evolução no Brasil
Pagina: 5 Narrativa
Pagina: 6 Métrica e Rima
Pagina: 7 Conclusão e Bibliografia
Introdução
Nesse trabalho irei falar de um tema que é a literatura de cordel, o que é cordel, a influência do trovadorismo no cordel e etc.
Esse é um tema que e muito difícil de ser pesquisado por não ser tão comum, mas o conteúdo ate que e interessante, por entrar no contexto de literatura algo que nos agrada muito.
A palavra cordel tem um significado um tanto quanto engraçado já que tem esse nome porque era pendurado em cordas, cordéis ou barbantes.
Mas também colocamos no trabalho a historia do cordel, as formas que são feitas (narrativa métrica e rima). E também colocamos alguns cordéis como exemplo.
O que e o cordel
Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil. O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal. No Nordeste do Brasil o nome foi herdado, mas a tradição do barbante não se perpetuou: o folheto brasileiro pode ou não estar exposto em barbantes. Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, também usadas nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis