REMUNERA O E BENEFICIO
A remuneração se constitui no mais importante custo das organizações. É a recompensa dada aos funcionários em troca do desempenho de tarefas pré-estabelecidas pelas empresas. Não é óbvio que alguém trabalhe de graça e ninguém invista sem receber algum retorno. (CHIAVENATO, 2004).
Remuneração é um processo que envolve todas as formas de pagamento ou de recompensas dados aos funcionários decorrentes de seu emprego, é o pacote de recompensas quantificáveis que o empregado recebe pelo seu trabalho e abrange três componentes: incentivos salariais, remuneração básica, remuneração indireta/ benefícios. (CHIAVENATO, 2004 p.260).
COMPONENTES DA REMUNERAÇÃO SALÁRIO: parte fixa da remuneração paga em dinheiro e de forma regular.
BENEFÍCIO: conjunto de programas ou planos oferecidos pela organização como complemento ao sistema de salários.
REMUNERAÇÃO VARIÁVEL: participação nos lucros e resultados, participação acionária, gratificações, comissões, hora extras, bônus, entre outros.
ETAPAS DA GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS
Análise de função
Descrição de cargos
Avaliação de cargos
Pesquisa salarial
Política de remuneração
Construção da estrutura salarial
Função = conjunto de tarefas e responsabilidades que requerem os serviços de um indivíduo.
Cargo = conjunto de funções similares no que diz respeito às tarefas que as compõem.
1. ANÁLISE DE FUNÇÃO
Metodologia
Observação in loco Entrevista com o ocupante do cargo Questionário a ser preenchido pelo ocupante Método combinado Áreas de Análises Requisitos mentais Requisitos físicos Responsabilidades Condições de trabalho
2. DESCRIÇÃO DE CARGOS
Além do registro do conjunto de tarefas que compõem um cargo, deve registrar os requisitos exigidos, como: escolaridade, experiência, responsabilidades, condições de trabalho, complexidade das tarefas, conhecimentos etc.
A compilação dos dados deve ser submetida ao superior imediato de cada cargo para uma revisão final.
3. AVALIAÇÃO DE