Cordel
Posted by Pedagogia ao Pé da Letra on ago 18, 2011 in Educação | 0 comments • • • [pic]Tweet
[pic][pic][pic]
1. INTRODUÇÃO
O estudo da ocupação territorial brasileira mostra uma diversidade regional marcada pela desigualdade, sobre o atendimento aos direitos da cidadania, valorizando diferentes práticas culturais. A formação histórica do Brasil mostra os mecanismos e resistência ao processo de denominação pelos os grupos sociais em diferentes momentos. Sendo assim, cabe a cada grupo, encontrar uma forma de preservar sua identidade cultural e linguística de forma clandestina.
Os problemas vividos no cotidiano, pela diversidade, são caracterizados por ser um dos potenciais mais férteis de preconceito linguístico. Tipicamente brasileiro por muito tempo se acreditava que era uma fraqueza social. Contudo isso faz com que a integração sociolinguística divulgue o tradicionalismo regional das várias formas linguísticas. Como forma de valorizar a identidade de uma região, busca-se levar para a sala de aula um contexto social diferente, através do cordel.
Tratando-se da necessidade de usar temas básicos para a conquista da língua, e suas utilidades no cotidiano, procura-se fazer aqui uma análise sobre os estudos dos conceitos da linguagem. Esse projeto tende a multiplicar a inclusão nos currículos de conteúdos que informem sobre a riqueza de suas manifestações culturais e a influencia sobre a sociedade com um todo. Neste contexto, deve-se consolidar a participação das escolas numa realidade social local.
O ponto de partida que orienta a construção deste projeto de pesquisa baseia-se no desenvolvimento de atividades interdisciplinares que promovam tanto a aprendizagem de conteúdos significativos quanto à aproximação dos alunos ao cordel. Na prática, essas atividades permitem que o aluno mergulhe no universo literário, mundo esse repleto de personagens, ritmos, temas, imagens, poesia,