Tecnologia
Algoritmos de Roteamento
Sabemos que um roteador é usado para gerenciar o tráfego da rede e encontrar o melhor caminho para enviar os pacotes de dados. Mas você já pensou como os roteadores fazem isto? -Os roteadores precisam ter alguma informação sobre o estado da rede para tomar decisões relativas ao modo e local para onde enviar os dados. Mas como eles obtêm esta informação?
Neste documento, iremos saber qual informação é utilizada pelo roteador para determinar para onde enviar os pacotes de dados.
Os princípios básicos
Os roteadores utilizam os algoritmos de roteamento para encontrar o melhor caminho para um destino. Quando dizemos "melhor caminho" estamos considerando parâmetros como o número de saltos (a viagem que um pacote utiliza de um roteador, ou ponto imediato, para outro na rede), tempo de atraso e custo de comunicação de transmissão de um pacote.
Com base na forma como os roteadores obtêm dados sobre a estrutura da rede e a sua análise destas informações para especificar o melhor caminho, temos duas rotinas de algoritmos principais: algoritmos de roteamento globais e algoritmos de roteamento descentralizados. Nas rotinas de roteamento descentralizado, cada roteador possui os dados sobre o outro roteador conectado diretamente a ele. Ele não conhece as informações sobre todos os roteadores da rede. Estes algoritmos são também conhecidos como algoritmos DV (vetor distância). Nos algoritmos de rotina global, cada roteador tem informações completas sobre todos os outros roteadores da rede e o estado do tráfego nela. Estes algoritmos são também conhecidos como algoritmos LS (estado do enlace). Iremos discutir sobre os algoritmos LS na próxima seção.
Algoritmos LS
Nos algoritmos LS, cada roteador tem que seguir alguns procedimentos descritos abaixo.
Identificar os roteadores que estão fisicamente conectados a ele e receber seus endereços IP.
Quando um roteador inicia seu trabalho, ele envia, primeiramente, um pacote com um "ALO" para a