cordas
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
TECNOLOGIA DAS CORDAS ESPORTIVAS
CURSO: Engenharia Mecânica
AUTORES: Cássio Williver Aganetti, Cristian Maciel de Oliveira, Denílson Henrique de Sousa, Felipe de Morais Cabral, Matheus Antônio Silva, Roberto Carlos de Magalhães Viana, Rodrigo Santos.
Resumo – Escalada é uma prática muito antiga, que veio a se desenvolver como esporte com o aperfeiçoamento dos polímeros. Um dos materiais mais importante para essa prática é a corda dinâmica. Para demonstrar a resistência e a elasticidade deste tipo de corda, foram realizados testes de tração da corda e um protótipo para simular o amortecimento da mesma, o qual comparou o amortecimento de uma corda dinâmica com o de uma corda semiestática. A partir dos resultados obtidos observou-se que a corda dinâmica é resistente o bastante para amparar o escalador em caso de queda e diminuir os danos sofridos por este.
Palavras-chaves: Esporte, escalada, cordas dinâmicas.
1. Introdução
Escalada é um esporte que pode ser praticado por pessoas de várias idades, por ser um dos esportes mais completos e oferece benefícios à saúde do praticante, esse esporte vem crescendo pelo mundo. Após ficar na terceira colocação no ranking da Forbes, como sendo um dos melhores exercícios para se praticar, ficando atrás do squash primeiro colocado e remo em segundo, esse esporte ganhou ainda mais força, se tornando cada vez mais conhecido (MEDEIROS, 2011). A prática de escalada carece de uma lista extensa de equipamentos, destacando as cordas dinâmicas, sem elas seria impossível escalar com segurança, pois as mesmas funcionam como amortecedor e diminui os danos ao corpo do escalador em caso de queda (OLIVEIRA, 2011). Devido à falta de conhecimento técnico em relação às cordas dinâmicas muitas pessoas ignoram a importância de se adquirir uma boa corda para escalar, avaliando apenas o preço e se esquecendo de analisar as especificações técnicas