artigo
PRÓ-REITORIA DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN
CURSO DE LETRAS/PORTUGUÊS
A educação inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI
MANOELA MAGALHÃES PEREIRA
Frederico Westphalen, junho de 2014
MANOELA MAGALHÃES PEREIRA
A educação inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI
Artigo e Relato de experiência apresentados ao Departamento de Ciências Humanas da URI, Curso de Letras/Português, Câmpus Frederico Westphalen.
Professora: Leila de Fátima Haubert Fripp.
Frederico Westphalen, junho de 2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 05
2 DESENVOLVIMENTO 06
3 CONCLUSÃO 11
4 REFERÊNCIAS 12
4
RESUMO
O presente trabalho visa analisar o conceito de diversidade no campo da educação inclusiva. Inicialmente, diversidade foi entendida como uma inovação na área de educação especial, mas, gradualmente, passou a ser compreendida como uma tentativa de oferecer educação de qualidade para todos. O processo de construção de uma educação inclusiva é responsabilidade de todos e leva-nos uma ampla discussão, pois a inclusão é uma realidade e, como tal, emerge em um momento complexo, exigindo um posicionamento de toda a sociedade. Apesar das ações, são muitas as barreiras sociais que impedem o efetivo processo de inclusão nas instituições de ensino regular.
Palavras-chave: Inclusão; Educação; Ensino; Recurso; Sala.
5
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho analisa a nova perspectiva da diversidade no âmbito da educação inclusiva. Ela foi vista, num primeiro momento, como uma inovação da educação especial, mas, progressivamente, foi expandindo-se em todo o contexto educativo como