Cordas
Contrabaixo Instrumento mais grave da família de cordas friccionadas, o contrabaixo completa o âmbito da mesma. Embora o seu aspecto formal o relacione com a família à qual pertence, as suas dimensões apresentam algumas diferenças. Obriga o intérprete a permanecer em pé ou a sentar-se num banco especial e apoia-se no solo,como o violoncelo, por meio de um pico de metal.
Na prática, apresentam-se dois tamanhos diferentes de contrabaixos, um para formar parte da orquestra, outro para intervenções de solistas. Estes últimos são um pouco mais pequenos e apareceram no século XVII. COnforme os casos, pode ter quatro ou cinco cordas, afinadas em intervalos de quartas e não quintas como os outros instrumentos da família. Essa afinação corresponde às notas Mi, Lá, Ré Sol, às quais se junta o Dó superior, quando têm cinco cordas.
--------------------------------------------------------------------------------
Viola Segundo instrumento da família dos instrumentos de cordas fraccionadas, cujas características básicas são similares ás do violino, embora o seu tamanho seja, ligeiramente superior. Deriva da chamada viola de braço que a distinguia da viola de gamba, à qual corresponde o violoncelo atual. O termo foi utilizado durante muito tempo para designar toda uma família integrada por cinco instrumentos de diferente tamanho.
A sua função, como em todos os casos de famílias instrumentais, é cobrir outro âmbito sonoro a baixo do violino, para o grave, embora a sua sonoridade resulte mais tênue. As suas quatros cordas estão afinadas em Dó, Sol, Ré e Lá. A música para viola é escrita em clave de Dó na terceira linha.
--------------------------------------------------------------------------------
Violino Embora a primeira referencia ao violino apareça num inventário de instrumentos da coroa francesa em 1529, a sua forma e tamanho atuais