Cordas Vocais
As cordas vocais são um tecido musculoso, situadas no interior da laringe. O passar do ar por elas fazem nas vibrar produzindo o som pelo qual comunicamos. As pregas (cordas) são umas fibras elásticas que se distendem ou se relaxam pela acção dos músculos da laringe, com isso modulando e modificando o som e permitindo todos os sons que produzimos enquanto falamos ou cantamos. Todo o ar inspirado e expirado passa pela laringe e pelas cordas vocais, estando relaxadas, não produzem qualquer som, pois o ar passa entre elas sem vibrar. Quando falamos ou cantamos, o cérebro envia mensagens pelos nervos até aos músculos que controlam as pregas que fazem a aproximação destas de modo a que fique apenas um espaço estreito entre elas. Quando o diafragma e os músculos do tórax empurram o ar para fora dos pulmões, isso produz a vibração das cordas vocais e consequentemente o som. Para se controlar a altura do som aumenta-se ou diminui-se a tensão nas cordas vocais.
O tom de voz é determinado pelo comprimento das cordas vocais. Ou seja, quanto maior forem as cordas mais grave é o som emitido por estas, por isso as crianças têm a voz mais aguda que os adultos pois ainda estão em crescimento e ainda são pequenas a cordas portanto mais aguda são as suas vozes.
A laringe e as pregas vocais não são os únicos órgãos responsáveis pela fonação. Os lábios, a língua, os dentes, o véu palatino e a boca concorrem também para a formação dos sons .
Funções das cordas vocais
Protecção das vias aéreas superiores;
Selamento laríngeo.
O que prejudica as cordas vocais
O principal problema nas cordas vocais resulta do uso exagerado da voz. Mas existem outras coisas que afectam, tais como:
Consumo de álcool;
Consumo de drogas que acabam ressecando a laringe;
Tabagismo, pela irritação da mucosa da laringe pela fumaça quente do cigarro;
Alergias;
Alimentação;
Hábitos vocais inadequados: pigarrear, tossir com esforço;
Poluição do ar;
Ar