As cordas vocais humanas
#A voz humana#
A voz humana é um fenômeno que existe desde o nascimento, e se apresenta de diversas formas, tais como o choro, grito, riso e sons da fala. É um dos meios de comunicação do indivíduo com o exterior, particularmente com seus semelhantes.
A voz é produzida na laringe (garganta), um tubo que contém as pregas vocais (popularmente conhecidas como cordas vocais). Ao inspirarmos o ar entra nos pulmões e as pregas vocais se afastam. Ao falar, as pregas vocais se aproximam, o ar sai dos pulmões e, passando pela laringe, produzem uma vibração.
Assim sendo, a voz é o resultado do equilíbrio entre duas forças: a força do ar que sai dos pulmões e a força muscular da laringe. Se houver um desequilíbrio nesse mecanismo, poderá ocorrer uma alteração na voz.
O som produzido nas pregas vocais passa por um "alto-falante" natural formado pela faringe, boca e nariz. Estas estruturas são denominadas cavidades de ressonância. Os sons da fala são articulados na cavidade da boca, através de movimentos da língua, lábios, mandíbula, dentes e palato, modificando o ar vindo dos pulmões.
A voz é diretamente influenciada pelo estado emocional do indivíduo, ou seja, quando estamos contentes temos um tom de voz, diferente de quando estamos tristes ou nervosos. Muitas vezes é um instrumento de trabalho e merece alguns cuidados. O cuidado realizado com a voz é chamado de higiene vocal.
Uma boa voz caracteriza-se por apresentar qualidade agradável, equilíbrio de ressonância, intensidade (volume: alto ou baixo) e freqüência (grave: "grosso" e aguda: "fininha"), "limpa", sem rouquidão ou outros sintomas e, principalmente sem esforço muscular. Toda ou qualquer as alteração na voz é chamada de disfonia.
Quando a alteração vocal já está instalada é imprescindível que se procure um otorrinolaringologista, com o objetivo de ser feita uma avaliação, posteriormente, o indivíduo deve procurar um fonoaudiólogo para que possa tratar e melhorar