THAIS SILVA
1 ÓRGÃOS QUE COMPÕEM O SISTEMA RESPIRATÓRIO
1.1 Nariz
O nariz é visível externamente no plano mediano da face, tem forma de pirâmide triangular onde a extremidade superior é denominada raiz e a inferior base. Nesta encontra-se duas aberturas em fendas as narinas que por sua vez são separadas por um septo. A ponte do nariz (dorso do nariz) é formada pelos ossos nasais, e o restante do seu esqueleto consiste em diversas placas cartilaginosas que são mantidas juntas por tecido conjuntivo fibroso.
O septo do nariz é formado por uma cartilagem que se articula superiormente com os ossos nasais, inferiormente com o vômer e maxilas, e posteriormente com a lâmina perpendicular do etmóide. Este septo divide a cavidade do nariz em direita e esquerda. (OBS: Um desvio do septo pode interferir com a livre passagem de ar através da cavidade do nariz, mais esta condição pode ser corrigida por cirurgia.).
O ar entra através das narinas e é conduzido ao vestíbulo do nariz.
1.1.1 Cavidade nasal
A cavidade nasal é uma região importante para a respiração, pois nessa área junto aos seios paranasais ocorre o processamento do ar inspirado (aquecimento, umidificação e depuração).
Ela se divide em vestíbulo, região respiratória e região olfatória.
O vestíbulo segue-se às narinas, compreendendo uma pequena dilatação revestida de pele que apresentam pêlos, denominadas vibrissas, que têm como função impedir que partículas maiores entrem no sistema respiratório no momento da inspiração.
A região respiratória forma a