Músculos da pelve e períneo
A região superior é a pelve falsa (pelve maior) e, em geral, é considerada parte do abdome.
A pelve verdadeira (pelve menor) está relacionada com as partes inferiors dos ossos pélvicos, sacro e cóccix, e tem uma entrada e uma saída.
A cavidade pélvica, em forma de vaso, envolvida pela pelve verdadeira, consiste de uma entrada (abertura superior), paredes e assoalho pélvicos. Essa cavidade é continua superiormente com a cavidade abdominal e contém elementos dos sistemas urinário, gastrointestinal e reprodutor.
Músculos da pelve feminina: levantador do ânus (comprime o reto e levanta o ânus na defecação; sustentação de órgãos intrapélvicos)
Fáscia do músculo obturador interno
Músculo piriforme (rotação lateral e abdução da coxa)
Ísquiococcigeo (levanta o ânus e sustenta órgãos intrapélvicos)
Músculos da pelve masculina: levantador do ânus obturador interno (rotação lateral da coxa) ísquiococcigeo piriforme
O períneo é a região compreendida entre as faces mediais das duas coxas que forma o soalho da cavidade pélvica. Nas mulheres, se estende da comissura posterior do pudendo feminino até o ânus, e nos homens, da parte posterior do escreto até o ânus. O períneo também contém as aberturas externas dos sistemas genitourinário e gastrointestinal.
Bulboesponjoso (eretor do pênis nos homens e, nas mulheres, eretor do clitoris e contratura vaginal) isquicavernoso (facilita entrada de sangue nos corpos cavernosos) transverso superficial do períneo (complementa o levantador de ânus; nosh omens favorece a micção e ejaculação) isquicoccigeo (levanta o ânus e sustenta órgãos intrapélvicos) glúteo máximo (extensão e rotação lateral da coxa; ajuda na sustentação ereta do corpo) levantador do ânus (comprime o reto e levanta o ânus na defecação; sustentação de órgãos intrapélvicos) esfíncter externo