Guerra fria
Guerra Fria começou logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética passaram a disputar a hegemonia(domínio) política, econômica e militar no mundo.Este período também foi chamado de BIPOLARIDADE, porque o mundo estava dividido Os capitalistas, liderados pelos Estados Unidos da América e Socialistas, liderados pela União Soviética. A definição para a expressão “Guerra Fria” é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico; nunca houve guerra entre Estados Unidos e URSS. Mas estes dois países estiveram envolvidos em muitos conflitos. Umas das causas dos Estados Unidos e da União Soviética nunca terem guerreado foi a Corrida Armamentista, ou seja, os dois competiam entre si na produção de todo tipo de armas; possuíam centenas de mísseis nucleares, armas químicas, biológicas e muitas outras.
Corrida Espacial: EUA e URSS disputaram também o domínio do espaço. Ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta área. Isso ocorria, pois havia uma certa disputa entre as potências, com o objetivo de mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado. No ano de 1957, a URSS lança o foguete Sputnik com uma cachorra dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço.
Plano Marshall e COMECON: EUA e URSS desenvolveram planos para ajudar economicamente seu aliados. No final da década de 1940, os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos, para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial.
A Revolução Cubana: foi um movimento popular, que derrubou o governo do presidente Fulgêncio Batista, em janeiro de 1959. Com o processo revolucionário foi implantado em Cuba o sistema socialista, com o governo sendo liderado por Fidel Castro, Ernesto Che Guevara, Camilo Cienfuegos e Raúl Castro. A Guerra Fria começou a enfraquecer durante a década de 1980. Em 1989, a queda do muro de Berlim foi o