Fonaçao
A voz é produzida pela laringe, e em seu interior estão as cordas vocais.
As cordas vocais são duas lâminas que irão formar 4 pregas, através das quais o som é emitido quando o ar expirado passa por aí (ao falarmos).
Quando as cordas vocais vibram, devido à expiração do ar, o som percorre o caminho até chegar a boca.
Na boca, o som passa a ser articulado com ajuda de outros órgãos, tais como: língua, dentes, lábios, da faringe e até mesmo do nariz. Esse som sendo gesticulado dará origem às palavras.
Para o som ser alto é porque a corrente de ar ao sair dos pulmões é forte; se a corrente de ar é fraca, o som também será fraco.
É muito importante saber controlar a voz para não ter problemas, isto é, disfonia. Para tratar a disfonia, podem ser usadas as seguintes técnicas: ajuda com fonoaudiólogo, aprender a respirar corretamente, saber posicionar a voz etc.
As vozes humanas são classificadas em dois tipos: masculinas e femininas. As vozes masculinas estão divididas em: baixo, barítono e tenor. As vozes femininas dividem-se em: contralto, meio-soprano e soprano.
O aparelho fonador é uma adaptação funcional, que utiliza partes do sistema digestivo e do sistema respiratório. A fonação é resultado da ação conjugado de diversos sistemas:
1- Sistema produtor da coluna de ar (caixa torácica e pulmões)
2- Sistema vibrador (laringe com suas cordas vocais que produzirão o som fundamental)
3- Sistema ressoador (cavidades nasobucofaríngeas que modificarão o som fundamental)
4- Sistema articulador (lábios, dentes, língua, palato duro, palato mole, mandíbula) que irá decompor o som fundamental em sons da fala, ou seja nos fonemas
5- Controle auditivo do que ouvimos dos outros e de nós mesmos
6- Todo o mecanismo ocorrendo sob o comando, controle e integração do Sistema Nervoso Central e do