Fonética e fonologia
Maysa mesquita de carvalho rhayane silva dourado
fonética e fonologia
são luís de montes belos - go outuBRO/2009 maysa mesquita rhayane dourado
Fonética e fonologia
Trabalho realizado como exigência do 2° ano de Letras na disciplina de Linguística II para compor a nota do 4° bimestre, sob orientação do Prof° Élio Graciano Silva.
são luís de montes belos - go ouTuBRO/2009 Fonética e fonologia
Sabe-se que a lingüística é a ciência que procura compreender a linguagem da perspectiva de sua estrutura interna. Essas estruturas são bastante complexas, mas os falantes as utilizam com facilidade e sem conhecimento consciente do processo que lhe parece simples e natural. Pode-se dizer que esta estrutura tem um mecanismo que permite a formação e a interpretação de frases. Sendo assim, estuda-se lingüística para explicitar o funcionamento desse mecanismo.
Além disso, estuda-se lingüística com o intuito de observar as manifestações lingüísticas como um fato merecedor de descrição e explicação dentro de um quadro científico adequado, para descobrir como a língua funciona e responder questionamentos como: por que falamos? para que falamos? como falamos? por que as línguas são diferentes? o que são as palavras? o que elas produzem?
Um dos ramos de estudo da linguística é a fonética e a fonologia. A fonética trabalha com os sons propriamente ditos, como eles são produzidos, percebidos e que aspectos físicos estão envolvidos em sua produção. Já a fonologia opera com a função e organização desses sons em sistemas.
A fonética discute a produção de sons, enquanto a fonologia estuda as diferenças combinatórias de algumas línguas. Cabe também a fonologia o estudo do sistema abstrato que regulam e organizam os sons, tanto das regras universais como aquelas que caracterizam as diferentes línguas.
A fonologia tem um caráter segmental, ou seja, sequências de sons discretos, segmentáveis, divisíveis,