Educação superior ldb
ICHS – DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA
DOCENTE: ROSANA
DISCENTE: SILVANE BORSEKOWSKY DO NASCIMENTO
O Estágio nos cursos de licenciatura e a metáfora da árvore.
O estágio é considerado por mim importante para poder observar o dia-a-dia de uma sala de aula, como são aplicados os métodos de ensino utilizados pela professora na sala de aula, verificar também que cada idade é um método utilizado. Aprende-se no estágio a forma que a instituição trabalha, direciona seus estudos, suas práticas pedagógicas, como portar-se na sala como professor, como os parâmetros curriculares são utilizados no contexto social, histórico e cultural.
Vemos que há um grande leque de questões sobre o cotidiano escolar, e quais as possíveis atuações, e a cada dia uma experiência nova que nos faz refletir sobre a escola enquanto espaço educativo, e será que estamos fazendo certo, essa é uma questão que nos faz refletir o dia-a-dia na vida escolar das nossas crianças. A prática pedagógica é desenvolvida em três etapas que fazem o caminho da identidade profissional do docente e vai em direção da sala de aula.
A primeira fase acontece no inicio do curso de licenciatura, onde a base dessa fase é o estudo das narrativas sobre a vida dos professores, suas histórias e memórias da carreira docente.
A segunda fase é onde torna a prática de ensino espaço para refletir sobre a aprendizagem do contexto: chegada no portão; o diagnóstico da escola; a gestão escolar; os turnos, as salas especiais de ensino; a história da escola. Onde são utilizados como instrumento de pesquisa.
Na terceira fase trabalha-se com entrevistas e observações sobre como se utiliza o livro didático e os parâmetros curriculares de cada área do conhecimento.
Essas três etapas fazem com que seja construída a identidade docente e o papel do professor na escola no processo ensino-aprendizagem.
O estágio supervisionado também é dividido em três etapas, sendo duas de