Flores
Função: a flor é a parte da planta responsável pela reprodução, a qual está presente somente nas angiospermas. Essa estrutura evoluiu ao ponto de promover o sucesso da diversidade das
Angiospermas.
Partes da flor:
1.
2.
3.
4.
5.
Receptáculo: porção onde se inserem os verticilos florais. Sépala: folhas modificadas cuja função é de proteção. As sépalas fecham botão floral antes que este se abra. Seu conjunto denomina-se cálice.
Pétala: folhas modificadas cuja função é proteger os órgãos reprodutores e atrair pássaros ou insetos, que irão transportar os grãos de pólen de uma flor a outra. Seu conjunto forma a corola.
Estames: folhas modificadas que são os órgãos reprodutores masculinos do vegetal e cuja função é produzir os grãos de pólen. O conjunto dos estames é chamado de androceu.
Pistilo: é formado por uma ou mais folhas modificadas, que se fundem dando origem ao ovário, e uma porção alongada, denominada estilete, cujo ápice é o estigma.
Origem das flores
As flores se originam de gemas ou botões florais localizados em posições diversas, geralmente nas extremidades dos ramos.
Verticilos reprodutores
Os verticilos reprodutores são o Androceu e o
Gineceu, respectivamente por estames e carpelos.
Conforme possuam um ou os dois sexos, as flores podem ser: Monóclinas (hermafroditas) quando possuem os dois sexos, ou Díclinas quando os sexos são encontrados em flores diferentes.
Androceu
É o verticilo reprodutor masculino, formado por folhas modificadas denominadas estames, cuja função é a produção dos grãos de pólen.
------->
ANDROCEU
Polinização
Polinização é o transporte de grãos de pólen de uma flor para outra, ou para o seu próprio estigma. É através deste processo que as flores se reproduzem.
Transporte do pólen
A transferência de pólen pode ocorrer de duas maneiras: através do auxílio de seres vivos (abelhas, borboletas, morcegos, aves, etc) que transportam o