Corantes naturais relatório
Nas últimas décadas, os problemas ambientais têm se tornado cada vez mais críticos e frequentes, principalmente devido ao aumento da atividade industrial. Sem dúvida, a contaminação de águas naturais tem sido um dos grandes problemas da sociedade moderna, o setor têxtil apresenta um especial destaque, devido a seu grande parque industrial instalado gerar grandes volumes de efluentes, os quais, quando não corretamente tratados, podem causar sérios problemas de contaminação ambiental.
Como existe o risco de certos corantes sintéticos também terem efeitos cancerígenos, os corantes naturais têm sido uma opção de substituição aos sintéticos, nesse sentido as espécies florestais tem se mostrado como alternativas na busca de corantes naturais que são pigmentos que tem origem animal ou vegetal principalmente. Que não poluem o meio ambiente em sua fabricação e não são tóxicos para os seres vivos, diferentemente dos sintéticos. Eles também podem ser ótimos indicadores de pH e sua matéria prima.
Objetivo
O nosso projeto tem como foco principal mostrar a sociedade que os produtos naturais são melhores do que os sintéticos, pois os corantes químicos e sintéticos, por sua origem e propriedades, são substancias densas e tóxicas trazendo mal para o meio ambiente e para o ser humano, obtidas a partir de derivados de petróleo e do carvão mineral por um processo altamente poluente, entretanto os corantes naturais são renováveis e não agridem o meio ambiente.
Pensando assim, elaboramos um corante que foi feito com produtos naturais que serve como indicador de pH e como corante têxtil.
SÚMARIO
1- Introdução______________________________________________5 1. Inicio dos corantes naturais_________________________________5 2. Corantes Naturais_________________________________________6 3. Mordentes_______________________________________________7 4.