Corantes azo
Palavras Chave: Reação de acoplamento, Corantes, Diazotação
Introdução
Corante Azo indubitavelmente constituem a classe mais importante de substâncias que promovem cor. A versatilidade dessa classe deve-se grandemente à facilidade com que os compostos azos podem ser sintetizados, e de fato todas as aminas aromáticas diazotizadas podem ser acopladas com qualquer sistema nucleofílico insaturado para fornecer o produto azo colorido.
Se o composto resultante contiver uma amina primária, esta também ser diazotizada e acoplada, fornecendo um sistema de maior conjugação. Estendendo a conjugação ou adicionando sistema cíclicos maiores, ou diferentes grupos doadores de elétrons, uma larga faixa espectral de cores pode ser obtida, com quase qualquer propriedade física ou química desejável.
A síntese do corante azo requer a diazotização de uma amina aromático para ser acoplada a uma amina ou fenol. Para a síntese do alaranjado de metila, parte-se do ácido sulfanílico e da dimetilanilina.
Objetivo
Realizar a síntese do corante Metil Orange (Alaranjado de Metila) e realizar um teste de confirmação de obtenção de produto sintetizado.
Materiais e Métodos
Pesou-se 1 g de ácido sulfanílico, e 0,6 g de carbonato de sódio em um bécher de 250 ml, e adicionamos 25 ml de água destilada. Agitou-se para dissolver a solução.
Foi adicionado a solução 0,75 g de Nitrito de Sódio diluído em 4 ml de água destilada. Solução recém preparada foi mantida em banho de gelo, com controle de temperatura para garantir que a mesma permanecesse uma faixa de 5°C.
Foi preparada uma segunda solução com 1 ml de ácido clorídrico e 3 ml de água destilada. Adicionamos lentamente na primeira solução, quando as duas alcançaram a faixa de 5°C.
Mantivemos a solução em banho de gelo, controle de temperatura, ate o momento da sua utilização.
Pesou-se 0,9g de Fenol em um bécher de 50 ml, e adicionamos 5 ml de uma solução de