Graduação
ADRIANA FERNANDES
NASARÉ HOEPERS
CORANTES
Tubarão
2013
ADRIANA FERNANDES
NASARÉ HOEPERS
CORANTES
Trabalho apresentado à disciplina Química Orgânica II do Curso de Química Industrial.
Professor: Jair Juarez João
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Tubarão
2013
Sumário
1- INTRODUÇÃO 3
2- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 4 2.1- Definições 4 2.2- Origem 4 2.3- Causa da Cor 5 2.4- MATÉRIAS-PRIMAS E PROCESSO DE FABRICAÇÃO 7
CONCLUSÂO 23
REFERÊNCIAS 24
1- INTRODUÇÃO
Este trabalho vamos apresentar um estudo básico e sucinto sobre os corantes e suas aplicações indústrias, suas origem, e processo de fabricação, bem como sua classificação e os principias corantes utilizados na indústria.
Objetivo Geral:
O objetivo desse trabalho é de apresentar um estudo sobre as propriedades e utilizações e produção de Corantes Orgânicos.
Objetivo Específico.
Pesquisar sobre Corantes e suas aplicações industriais.
Aprofundar conhecimento sobre Corantes.
As vantagens e desvantagens do uso destes produtos
2- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 2.1- Definições
As substâncias colorantes são aquelas que adicionadas a outras substâncias conferem cor a ela. As principais substâncias colorantes são os corantes e pigmentos, que muitas vezes são tratados como sinônimos, porém apresentam muitas diferenças.
“As substâncias corantes são classificados como pigmentos ou corantes. (...) Os corantes, ao contrário dos pigmentos, se dissolvem durante a sua aplicação e neste processo perdem a estrutura de cristalina de suas partículas.” (Heras, 1997, pag.01).
Os corantes são substâncias contendo compostos químicos que podem ser naturais ou sintéticos, relativamente definidos e até puros, normalmente aplicados em forma de solução, tanto em água como em outros solventes, destacando-se o etanol. Estas substâncias