Brailer
Projeto de intervenção
APRESENTAÇÃO:
Numa sociedade em que há acentuada desigualdade social, os direitos das pessoas que fazem parte das minorias, tais como os surdos, tendem a ser reiteradamente desrespeitados. No entanto, as vagas profissionais oferecidas aos portadores de necessidades especiais nas diversas empresas possibilitam uma inclusão social trazendo um novo momento ao exercício de direitos à igualdade. Dentro desse enfoque o direito à diferença adquire um novo sentido, o do reconhecimento e respeito às singulariedades e identidades, pois supõe convivência e interrelações importantes. Neste ato de respeito e reconhecimento do outro, as empresas estão se preocupando não só com o entrosamento entre os surdos e seus colegas, mas o próprio conhecimento da filosofia da empresa pelos mesmos e seu modo de gerenciamento.
No Brasil, os surdos utilizam a LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais. Ela é a língua materna dos surdos pode ser aprendida por qualquer pessoa que tenha interesse. Para uma efetiva participação dos surdos na empresa se faz necessário capacitar os profissionais dessa para que haja uma boa comunicação trazendo agilidade nas trocas de informações e eficácia no serviço prestado pelo mesmo além de trazer uma melhora na qualidade do ambiente de trabalho.
Vendo a necessidade da implantação do aprendizado de LIBRAS na ADESF, tomamos a iniciativa de iniciarmos o curso na Escola ADESF Associação de Deficiente de Simões Filho. Situado na Rua: Walter Aragão de Souza, S/N,BAIRRO: km 25- Simões Filho. Bahia.Telefone: (71) 3396-7062- 1399.Email:adesfbahia@hotmail.com
JUSTIFICATIVA:
Os indivíduos surdos estão na sociedade há séculos, entretanto sua história foi sempre repleta de dificuldades, da proibição até a legitimação da língua de sinais no Brasil.
A LIBRAS é a língua utilizada pela comunidade surda . É possível estudar a LIBRAS em todos os seus níveis estruturais: morfológico, sintático etc. A linguagem é a capacidade que o homem tem de se