Cor do cimento
Estudos científicos do material comprovam que é mito acreditar que quanto mais escuro o cimento mais resistente ele é
Créditos: Engº. Carlos Gustavo Marcondes – Assessor Técnico Comercial Itambé
Ponte Sobre o Rio das Antas, no Rio Grande do Sul: exemplo de concreto aparente
O cimento mais escuro é melhor ou pior que o cimento mais claro? Como a cor do cimento influencia na cor do concreto? O que provoca a diferenciação de cor em um concreto aparente? O que a cor do concreto pode “dizer sobre ele? Estas são algumas perguntas curiosas a respeito de um dos materiais mais utilizados no planeta: o cimento.
É comum a associação da cor do cimento à sua resistência. Comumente se diz que quanto mais escuro o cimento mais resistente ele é. Será? A resposta é não. A cor do cimento não interfere na qualidade do produto. Isto porque o produto respeita diversas normas técnicas para ser produzido e comercializado – e estas devem ser cumpridas pelos fabricantes a fim de respeitar o código de defesa do consumidor.
A cor do cimento está basicamente relacionada com a origem de suas matérias primas (calcário, filito, quartzito e magnetita) e adições (gipsita, cinza pozolânica, escória de alto-forno e fíler calcário).
As cinzas pozolânicas, por exemplo, possuem diversas tonalidades em função dos óxidos metálicos que contêm e podem, por isso, ter colorações que variam desde o esbranquiçado até ao cinzento-escuro, incluindo variedades avermelhadas e rosa, alterando assim a cor do cimento.
As diferenças de tonalidades do cimento vão de um cinza mais claro para um mais escuro e até mesmo um cinza esverdeado ou puxando para o marrom. E como cada fabricante possui um fornecedor diferente de matérias-primas, um mesmo tipo de cimento pode apresentar diferentes tonalidades de acordo com o fabricante. Logo, em uma obra com concreto aparente é recomendável a utilização de apenas um tipo e marca de cimento de um mesmo fabricante.
Cuidados com o