CONCRETO BRANCO E COLORIDO
Instituto Politécnico – IPUC
Curso de Engenharia Civil
Campus Coração Eucarístico
Amanda Lima Pereira
Ellen Crystina Pinheiro Neves
Juliana Vieira Martins
Samia Santos Agresta
CONCRETO BRANCO E COLORIDO
Belo Horizonte
2014
Ellen Crystina Pinheiro Neves
CONCRETO BRANCO E COLORIDO
Trabalho apresentado à disciplina Tópicos Especiais em Materiais, do Instituto Politécnico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Prof.: Carlos Antônio Camargos d´Ávila
Belo Horizonte
2014
RESUMO
Este trabalho acadêmico realizou estudos sobre concreto branco e concreto colorido com a finalidade de introduzir e difundir conhecimento sobre o assunto. No Brasil esta tecnologia é ainda pouco aplicada, mas alguns países da Europa são adeptos a ela. Através do conhecimento sobre os materiais constituintes, aplicação e cuidados é possível o leitor criar entendimento de nível intermediário sobre tal. Sabendo da necessidade de adição de flúor e gesso na produção do cimento branco e de agregados de tons claros para concreto branco ou colorido de cor clara, dentre outras particularidades, a produção dos mesmos acaba se tornando um pouco mais cara. Porém, é essencial levar em conta que o uso do CAP, o concreto de alto desempenho, de acordo com as suas particularidades, como maior homogeneidade, e seu maior rigor na produção. A intensidade da cor do concreto dependerá do volume de pigmento utilizado e também devida à composição química do mesmo. As vantagens e desvantagens dos concretos branco e colorido são analisadas e devem-se levar em conta as necessidades e exigências do cliente.
LISTA DE FIGURAS
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Atualmente existem inúmeras tecnologias do concreto disponíveis no mercado. Duas delas são as que serão tratadas neste trabalho: concreto branco e concreto colorido. Não é popular no Brasil, mas em países da Europa,