Materiais 2
CONCRETO ARQUITETÔNICO E DECORATIVO
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II
Características do concreto arquitetônico (concreto aparente) O concreto para uso aparente, deve ter resistência à compressão superior à 40MPa, fator água/cimento inferior a 0,45 e cimentos com baixo teor de silicato tri-cálcico, para reduzir ocorrência de eflorescências. Também deve ser executado com traço mais argamassado, para efetuar adequado acabamento superficial e sua desfôrma ser efetuada em mesmo tempo, para obter coloração homogênea.
Veremos que, além do tempo na fôrma, também influem na cor/tonalidade final do concreto aparente, dentre outros, o cimento, o tipo e o teor de adições (escória, pozolanas, metacaulin, sílica ativa, etc.) e os agregados miúdos e graúdos. Definido o padrão a ser utilizado na obra é importante que as características dos materiais do concreto aparente sejam mantidas até sua finalização para que se obtenha resultado homogêneo.
A uniformidade do aspecto final da estrutura de concreto aparente depende da qualidade dos processos que envolvem sua execução e da homogeneidade do acabamento e dos componentes do concreto (cor, formato, granulometria). As propriedades desse concreto estão relacionadas com a dosagem e qualidade dos seus componentes, razão da necessidade de maior controle da origem dos materiais - cimento, água, agregados, adições, aditivos, pigmentos - cuja escolha é feita a partir do grau de agressividade do meio a que ficará sujeito, da estética desejada e da disponibilidade no mercado. No entanto, sendo o concreto aparente um material que deve atender além dos requisitos estéticos, os relativos à trabalhabilidade, à resistência, à execução, à durabilidade, etc., a especificação de materiais deve ser feita de forma a atender a todos esses parâmetros, sem prejuízo de nenhum deles.
Cimento O cimento Portland é um aglomerante hidráulico, que tem como principais compostos os