rochas sedimentares
ENGENHARIA CIVIL – MATUTINO - 2015
GEOLOGIA – LABORATÓRIO
Prof.ª PATRICIA FONTANINI
RELATÓRIO - IDENTIFICAÇÃO DAS ROCHAS METAMÓRFICAS
GRUPO:
THIAGO PORTO RA: 13221858
DIEGO ALEIXO RA: 13110176
ANDRÉ CASSINELI RA: 13062948
1. INTRODUÇÃO:
De acordo com sua origem, as rochas podem ser divididas em três grupos, as rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas. Neste relatório vamos abordar as rochas sedimentares, porém, faremos uma breve introdução sobre os três grupos.
As rochas magmáticas (abordadas no relatório anterior) são formadas pelo resfriamento do magma quando se encontra com a atmosfera ou até mesmo no interior da crosta terrestre.
Rochas metamórficas, como o nome sugere, são o resultado de transformações de rochas pré-existentes que sofrem a ação dos chamados agentes de metamorfismo.
Por fim, rochas sedimentares são formadas por sedimentos, que é o material resultante pela decomposição e desagregação de rochas já existentes. A formação deste tipo de rocha é caracterizada pelo seguinte processo:
A rocha geradora sofre intemperismo, o material resultante é transportado e depois acumulado em bacias sedimentares, por final, ocorre a litificação, que é uma série de processos de compactação e cimentação, no qual o sedimento se transforma um agregado mais coerente. Os ventos, correntes de água e as geleiras são os principais responsáveis pela transportação dos sedimentos. As rochas sedimentares são divididas e dois subgrupos, as sedimentares detríticas e as sedimentares químicas e bioquímicas, sendo:
Detríticas: formadas por detritos (partículas sólidas originadas pelo intemperismo mecânico ou químico). Todas as rochas deste subgrupo possuem textura clástica.
Químicas ou bioquímicas: formadas por compostos variados e ions dissolvidos. Os minerais se formam através de reações químicas inorgânicas ou de atividade química dos organismos.
2. PROCEDIMENTO:
Neste experimento em particular, analisamos dez