Cor da chama na presença de cátions metálicos
Cor da chama na presença de cátions metálicos
___________________________________________
1) OBJETIVO:
Identificar através da observação visual da cor produzida na chama alguns cátions metálicos.
Entender o espectro de emissão dos diferentes elementos químicos e sub-níveis de energia no modelo atômico proposto por Bohr.
2) INTRODUÇÃO
3) MATERIAIS E QUIPAMENTOS UTILIZADOS
-Cloreto de estrôncio: SrCl2 (s);
-Cloreto de sódio: NaCl (s);
-Cloreto de cálcio: CaCl2 (s);
-Cloreto de bário: BaCl2 (s);
-Cloreto de potássio: KCl (s);
-Solução de HCl 2,0 mol/L;
-Amostra desconhecida (25);
-Vidro de relógio para a colocação de amostras sólidas (placa de toque);
-Béquer de 25 mL;
-Espátula;
-Bico de Bunsen;
-Fio de Platina;
4) PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Colocou-se em um béquer de 25ML uma solução de ácido clorídrico e em seguida colocou-se com a espátula cada uma das amostras sólidas (SrCl2 (s); NaCl (s); CaCl2 (s); BaCl2 (s); KCl (s); Amostra desconhecida (25)) participantes do teste da chama em distintos vidros de relógio que foram dispostos sobre a bancada.
Ligou-se a chama do bico de Bunsen e umedeceu-se o fio de platina na solução de HCl contida no Béquer. Em seguida, o fio de platina foi levado à chama do Bico de Bunsen para que o mesmo ficasse livre de qualquer resíduo que pudesse interferir nos resultados que seriam obtidos durante a realização do experimento.
Com o fio de platina limpo, o mesmo foi colocado em cada um dos sais e levado à chama do bico de Bunsen (entre um sal e outro repetia-se o procedimento de "limpeza" do fio de platina na solução de HCl citado acima).
Verificou-se a cor que de cada um dos sais levados à chama do bico de Bunsen adquiria e anotou-se, além disso em caso de dúvida relacionada a cor adquirida pelos sais, o procedimento era repetido quantas vezes fosse necessário (sempre limpando-se o fio de platina na solução de HCl, para evitar possíveis alterações de