RELATORIO EXPERIMENTAL: CHAMA E TESTE DA CHAMA
CURSO DE BIOMEDICINA
QUÍMICA GERAL E INORGANICA
ELAÍNE MIRANDA
NATHALIA GEREMIAS
VANESSA DAMIN SALVARO
RELATORIO EXPERIMENTAL: CHAMA E TESTE DA CHAMA
Criciúma
2013
ELAÍNE MIRANDA
NATHALIA GEREMIAS
VANESSA DAMIN SALVARO
RELATORIO EXPERIMENTAL: CHAMA E TESTE DA CHAMA
Relatório descrevendo atividade realizada em laboratório, apresentando dados obtidos e discussões.
Criciúma
2013
CHAMA E TESTE DA CHAMA
RESUMO: Neste trabalho iremos descrever os métodos usados para realizar o experimento proposto, apresentando os resultados obtidos e as discussões.
1. OBJETIVO
Estudar o funcionamento do bico de Bünsen e identificar a presença de um determinado cátion em uma amostra, através da cor que a chama apresenta em contato com a referida amostra.
2. INTRODUÇÃO
Bico de Bünsen e o Estudo da Chama
O calor para experiências de laboratório provém do clássico bico de Bünsen. Fundamentalmente, sua construção é mostrada na Figura 1. O gás chega ao bico por meio de um tubo. O ar e o gás misturam-se no tubo. Essa mistura é queimada no topo do tubo de ignição.
O método apropriado para acender o tubo é fechar a entrada de ar, girando o anel, abrir o gás, através da válvula, e acender. A chama será larga e amarela. Gradualmente, abre-se a entrada de ar, até que a chama tome coloração azul.
A presença de um ruído típico durante o funcionamento do bico ocorre devido à entrada de ar pela parte inferior do tubo de ignição. Deve-se regular a entrada de ar e de gás.
Eventualmente, quando a mistura de ar e de gás não estiver bem regulada, a queima se dá dentro do tubo. Se isto acontecer, apague imediatamente o bico, não deixando o gás escapar, a fim de evitar explosões.
O método apropriado para desligar o bico é fechar a torneira do laboratório e aguardar que todo o combustível no interior da mangueira seja consumido. No momento em que a combustão