ARTES MUSICAIS DE GOIÁS
Autor: Walter de Simoni
Objetivo do autor: Levar ao leitor a compreensão cultural do Estado de Goiás partindo para o analise do surgimento e a importância dos artistas goianos referente a música, e dos demais artistas musicais espalhados pelo o Estado afora.
Síntese do texto
Os artistas do Estado de Goiás é bem vareado, temos diversas modalidades. Os músicos, aristas plásticos, a literatura todos ele reconhecidos pelo o Estado e até alguns deles pelo o Brasil e reconhecido internacionalmente.
Música
A música veio para cá com os primeiros bandeirantes que surgiram para a extração do outro de minas. Foi composta por uma enorme heterogenia, ou seja, garimpeiros, artistas mambembes, religiosos, viários exploradores aventureiros. Desta forma foi surgindo os artista da música popular do Estado.
Neste meio, naturalmente surgiram cantores e menestréis que difundiram seus dotes musicais, alguns deles relativos sucesso.
(Walter de Simoni pg 44)
Está colonização ocorreu decorrente a acolá pelas as maravilhosas vozes que aqui surgiram elo os seresteiros. Foi assim que aconteceu o lado musical de Goiás, e da medida que ia formandos as vilas e arraias os mais capacitados, ou seja, vozes belas, afinadas ia se dedicando a essas arte.
Inspiração é o que não lhes faltava, uma vez que a natureza exuberante daquelas terras e a graciosidade de muitos núcleos populacionais – como Vila Boca de Goiás, por exemplo, antigo nome de cidade de Goiás – tocava fundo n’ alma dos exploradores. ( Walter de Simoni pg 45).
Tudo era a favor a natureza selvagem, as serras, os sinuosos rios, as ondulações musicais da floresta. Estes fatores da natureza calma e relaxante davam emoção ao compositor que fazia belas letras e muitos deles cantavam com muito amor e dedicação.
Com a novidade musical os religiosos foram aproveitados, as missas e novenas tinham presentes essa