Coqueluche
É uma Doença infecciosa aguda e transmissível de distribuição universal, também conhecida por pertussis ou tosse comprida que compromete especificamente o aparelho respiratório (traquéia e brônquios) e se caracteriza por paroxismos de tosse seca. Ocorre sob as formas endêmicas e epidêmicas. Em lactentes, pode resultar em número elevado de complicações e até morte. A doença pode evoluir em 3 fases:( Fase Catarral, Fase Paroxística,Fase de Convalescença)
AGENTE ETIOLÓGICO
Bordetella pertussis, bacilo gram-negativo, aeróbio, não-esporulado, imóvel e pequeno que é provido de cápsula (formas patogênicas) e fímbrias.
MODO DE TRANSMISSÃO
Contato direto da pessoa doente com pessoa suscetível, através de gotículas de secreção eliminadas por tosse, espirro ou ao falar.
A transmissão por objetos recém-contaminados com secreções do doente é pouco freqüente, em virtude da dificuldade do agente sobreviver fora do hospedeiro.
SINTOMAS
Os sintomas duram cerca de 6 semanas e podem ser divididos em três estágios consecutivos:
Estágio Catarral , que tem duração de 1 ou 2 semanas, e inicia-se com manifestações respiratórias e sintomas leves tais como febre baixa, coriza, espirros, lacrimejamento, falta de apetite e mal-estar, sintomas que nessa fase podem ser confundidos com os da gripe e resfriados comuns;
Estágio paroxístico, se desenvolve duas semanas após o anterior e é geralmente caracterizada com febre baixa e em alguns casos, ocorre vários picos de febre ao longo do dia. A manifestação típica são os paroxismos de tosse seca sucessiva,com intervalos variáveis finalizados por inspiração forçada, súbita e prolongada, acompanhada de um ruído característico, o guincho, seguidos de vômitos.
Estágio de convalescença, em geral, a partir da sexta semana, os sintomas vão regredindo até desaparecerem completamente.
Infecções respiratórias de outra natureza, que se instalam durante a convalescença da Coqueluche, podem provocar