COPOM 1
A sigla COPOM significa Comitê de Política Monetária, constituído em 20 de junho de 1996 com a finalidade de compor a política monetária do país bem como definir as taxas de juros de forma clara e transparente para o país com a função de facilitar a tomada de decisões.
Os objetivos do COPOM são implantar as policitas monetárias, determinar o viés da taxa selic, analisar o relatório de inflação, a meta para a Taxa Selic a qualquer momento entre as reuniões ordinárias. As reuniões do COPOM são dividas em dois dias e em duas sessões a primeira sessão às terças-feiras e a segunda às quartas-feiras são realizadas mensalmente sendo as datas planejadas com base no calendário anual divulgado até o fim de junho do ano anterior.
Sua estrutura é formada por membros do Colegiado do Banco Central do Brasil sendo eles o presidente e os membros da administração: Alexandre Antonio Tombini (Presidente), Aldo Luiz Mendes, Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Luiz Awazu Pereira da Silva, Luiz Edson Feltrim e Sidnei Corrêa Marques. Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, Fiscalização, Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações do Crédito Rural, Política Econômica, Política Monetária, Regulação do Sistema Financeiro, e Relacionamento Institucional e Cidadania.
Nas reuniões são debatidos assuntos como: análise do ambiente doméstico com base na inflação, expectativas macroeconômicas, finanças públicas, balanço de pagamentos, economia internacional, mercado de câmbio, reservas internacionais, mercado monetário, operações de mercado aberto, bem como projeções para inflação. Para o segundo dia de reuniões participam apenas os membros do Comitê e o chefe do Depep, sem direito a voto, os diretores de Política Monetária e de Política Econômica, após análise das projeções atualizadas para a inflação, apresentam alternativas para a taxa de juros de curto prazo e fazem recomendações acerca da política monetária. Em seguida, os demais membros do