copolimerização
Copolímero
É um polímero formado por dois ou mais monômeros diferentes, ou seja, é constituído por mais de uma unidade química na cadeia.
A produção de um copolímero é feita buscando o aumento das propriedades físicas e comportamentais de um homopolímero (por exemplo: aumento da resistência mecânica, resistência a temperaturas elevadas, grau de solubilização, entre outras).
Classificação
Os copolímeros são classificados de acordo com a organização e distribuição dos monômeros constituintes.
Copolímero Estatístico:
Apresentam uma distribuição de unidades de repetição reguladas pelas quantidades relativas de cada monômero usadas na síntese, e também pela reatividade entre os monômeros utilizados. São subdivididos em Alternados e Aleatórios.
Alternados:
Aleatórios:
Copolímero em Bloco:
São aqueles formados pela reunião de grandes sequências contínuas de homopolímeros.
Copolímero Grafitizado:
Formado por cadeias longas de um monômero, com cadeias laterais formadas por outro monômero.
Exemplos Práticos
Saran: É obtido a partir do cloroetano (cloreto de vinila) e do 1,2-dicloroeteno.
É um polímero muito resistente aos agentes atmosféricos e aos solventes orgânicos, sendo empregado na fabricação de tubos plásticos para estofados de automóveis, folhas para invólucros de alimentos, etc.
Buna-S: É obtido a partir do estireno e do 1,3-butadieno, tendo o sódio metálico como catalisador. Também é conhecido como Borracha GRS ou Borracha SBR.
Recebe nome Buna-S por ser formado por dois monômeros diferentes: o eritreno (1,3-butadieno), originando o prefixo ‘BU’; e o estireno (styrene, em inglês), formando o ‘S’ no final. Já o ‘NA’, é originário do sódio metálico que atua como catalisador da reação.
Essa borracha é muito resistente ao atrito, e por isso é muito usada nas ‘bandas de rodagem’ dos pneus, solados, cabos de isolamento, entre outros.
Buna-N: É obtido a partir da acrilonitrila e do