Borracha Sintética
Borracha Sintética E-SBR
Definição
A borracha sintética, decorrente da polimerização de alguns monômeros do petróleo, os quais em inúmeras combinações existentes, formam um produto com características semelhantes à da borracha natural, mas nas suas inúmeras variações proporcionam características singulares a cada uma das borrachas.
Histórico A borracha sintética foi primeiramente elaborada na Alemanha na década de 1930 com o nome de Buna-S. Antes da Segunda Guerra Mundial, a compreensão de que os fornecimentos de borracha natural poderiam ser cortados pela ação de um inimigo levou à planificação do estabelecimento de uma indústria de borracha sintética nos EUA.
Tipos de Borracha
Propriedades Melhor resistência à abrasão e menor inflamabilidade, do que a NR; Melhor resistência a altas temperaturas (100 °C) e ao envelhecimento; Menor flexibilidade e elasticidade a baixas temperaturas (até cerca de -50 °C). No caso das temperaturas elevadas, os vulcanizados de SBR apresentam um endurecimento e não um amolecimento como acontece com os vulcanizados de borracha natural.
Matérias-Primas
Butadieno: Basicamente 55% de todo butadieno produzido pelas petroquímicas são direcionados para fabricação de borrachas SBR.
Estireno: Aproximadamente 5%, segue para copolimerização com butadieno formando elastômeros de SBR. Polimerização
Processo Industrial
Aplicações Bandas de rodagem Solas de sapato Buchas Mangueiras de Freio Diafrágmas Lençóis de Borracha
Borracha sintética é aquela que pode ser feita da polimerização de uma variedade dos monômeros, incluindo o isopreno (2-metil-1,3-butadieno), o 1,3-butadieno, o cloropreno