Borracha sintética e natural
1. Introdução
2. Desenvolvimento
2.1. Borracha Natural
2.2. Borracha sintética
3. Conclusão
Introdução – A Importância da borracha
A borracha é hoje amplamente utilizada na manufatura de mais de 40 mil produtos, de diversos setores, sendo estes bélicas, hospitalares, transporte, automobilístico, civil e plástico; de cabos elétricos, a luvas e pneus. É um produto comum e indispensável para o dia-a-dia da sociedade.
Borracha Natural
Quimicamente, a borracha natural é um poli-isopreno, obtida a partir das partículas contidas no látex, um líquido espesso e branco extraído de algumas arvores, sendo a melhor e mais comum para a extração, a seringueira. Possui moléculas maiores e mais pesadas, uma estrutura estável; elasticidade, resistência ao desgaste e impacto, isola a eletricidade; impermeabilidade que não pode ser obtidas em polímeros artificiais. Por estas características, é obrigatório que seja utilizada a borracha natural em luvas cirúrgicas, preservativos, pneus de automóveis e aviões, além de revestimentos diversos.
A descoberta da borracha foi feita pelos índios, antes mesmo da presença dos europeus, sendo mencionada pela primeira vez em 1525, por Jesuíta Samuel Fritz e pelo Frei Carmelita Manoel de Esperança entre os índios Cambebas ou Omaguas. Uma de suas primeiras aplicações úteis foi para a fabricação de botijas.
Os primeiros estudos científicos da borracha foram feitos pelo francês Charles de la Condamine, que levou amostras em 1735 para a Academia de Ciências de Paris. Não lhe foi dada muita atenção, pois oque era fabricado utilizando essa substância tornava-se pegajoso no calor, e em baixas temperaturas ficava inflexível e esfarelava-se. No entanto, um engenheiro francês, C.F Fresneau estudou a substância e conseguiu fazer um par de sapatos de seiva e impermeabilizar um sobretudo. O primeiro emprego industrial da borracha foi como apagador.
No século XIX novas formas de beneficiamento permitiram diversas aplicações tecnológicas,