Copilação
DNA ou ADN em português, é a sigla para ácido desoxirribonucleico, que é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus.
O principal papel do ADN é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e RNA.
O DNA se encontra no núcleo das células de um organismo, no interior dos cromossomos, menos nas hemácias (glóbulos vermelhos), que não possuem núcleo.
Os segmentos de DNA que contêm a informação genética são denominados genes, o resto da sequência tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.
A estrutura da molécula de DNA foi descoberta conjuntamente pelo norte-americano James Watson e pelo britânico Francis Crick em 1953, e nove anos depois foram agraciados com o Prêmio Nobel de Medicina.
Com exceção de gêmeos univitelinos, o DNA de cada indivíduo é exclusivo, cada ser humano possui duas formas de cada gene, uma que recebe da mãe outra que recebe do pai. Mesmo sendo a maioria dos genes iguais entre as pessoas, algumas sequências do DNA variam de pessoa para pessoa. Para saber a paternidade de uma criança, faz-se o teste de DNA, que vai confirmar sua origem genética.
Importância
O DNA é o seu código, é uma receita usada para a fabricação de células e substâncias do seu organismo.
Ele também serve para a continuidade da vida quando, durante a reprodução, forma novas combinações que farão um novo ser vivo. Ele preserva as características própria à espécie deste ser vivo. Tanto, que os filhos guardam diversas semelhanças com seus pais. Objetivos
1) Identificar uma representação da molécula de DNA;
2) Reconhecer sua importância e associá-la à hereditariedade e à transmissão de informação genética.